Transporte & Logística na mira do agronegócio e da bioenergia

0
259
imagem: Pixabay

A eficiência das operações continua sendo o principal desafio do setor sucroenergético brasileiro

Responsável por 30% do custo de produção de açúcar e etanol, os processos de Transporte & Logística — do CTT (Corte, Transbordamento e Transporte) ao armazenamento, estoque e distribuição — têm impactado diretamente na rentabilidade e competitividade do mercado de bioenergia.

Com o Renovabio e o aumento da produção de etanol no último ano, a discussão passa pelas consequências dessa deficiência operacional na diversificação da matriz energética nacional, uma vez que o biocombustível é considerado estratégico na contribuição da redução das emissões de carbono e se vê refém de esforços homéricos para ganhar escala no território brasileiro.

Para a ESALQ-Log, a fragilidade da cadeia está na dependência de um único modal de transporte, contrariando a necessidade de uma distribuição mais eficiente e de alta capilaridade para conectar diferentes regiões produtoras aos municípios consumidores.

A instituição é parceira da Fenasucro & Agrocana e tem acompanhado de perto o tema, discutindo com representantes de usinas de todo o País o papel da tecnologia na otimização de resultados, melhoria de processos e na efetividade das operações logísticas.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) aponta também que do custo total do processo de transporte & logística, 12% é só com transporte, e isso tem refletido no investimento das empresas do setor em veículos e maquinários mais modernos, e na qualificação de seus colaboradores.

Essas e outras questões são abordadas no e-Book “Uma saída para aumentar a rentabilidade no setor sucroenergético”, criado pela Fenasucro & Agrocana para ajudar no entendimento dos caminhos para a eficiência e efetividade neste ponto da cadeia, bem como o efetivo impacto na lucratividade dos negócios.

Faça o download gratuito do material e continue acompanhando o principal evento de bioenergia do Brasil em nossos canais oficiais.