Feira oferece pacote completo para montar usina de etanol de milho

0
533
Usina de etanol de milho

Do projeto de engenharia a equipamentos para o transporte do cereal, empresário pode ter tudo sobre o negócio na Fenasucro & Agrocana

A indústria de etanol de milho avança. Em dois anos, o Brasil ganhará mais seis unidades produtoras. Quatro delas estão em obras e as demais foram lançadas oficialmente entre 2018 e esse 2019.

Somando-se às dez unidades em plena produção, o País deve fechar 2020 com 2,6 bilhões de litros de bicombustível feito do cereal, nada menos do que 1,2 bilhão acima da oferta projetada para esse ano.

A previsão é de Ricardo Tomczyk, presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem). Segundo ele, o estado do Mato Grosso concentra a maioria das unidades de etanol de milho. Essa concentração tem uma explicação bem simples: o Mato Grosso é o principal polo produtor de milho do Brasil.

Ao longo de 2018, as unidades produtoras consumiram 2 milhões de toneladas do cereal e esse processamento deve saltar para 6,2 milhões de toneladas em 2020. Esse pulo no consumo do grão não afeta a abastada oferta do Mato Grosso.

E olha que o cereal a ser empregado para fabricar etanol é o da chamada safrinha, cultivada até o fim de março. Esse cultivo sucede o da safra convencional, feita em meados de outubro do ano anterior.

Feira concentra serviços e equipamentos

Mas assim como o Mato Grosso acolhe a maioria das unidades produtoras do biocombustível de milho, a Fenasucro & Agrocana concentra a maior oferta de serviços e equipamentos para quem pretende entrar na produção de etanol feito a partir do cereal.

“É possível sair da Fenasucro & Agrocana com uma unidade completa de etanol de milho”, afirma Paulo Montabone, diretor da feira, programada entre os dias 20 e 23 de agosto próximo em Sertãozinho (SP).

Reconhecida mundialmente por concentrar os principais fornecedores de serviços e bens de capital do setor sucroenergético, a Fenasucro & Agrocana contempla também o biocombustível feito do cereal.

A primeira unidade produtora do tipo foi inaugurada no começo desta década e já nessa época a feira oferecia expositores com expertise em etanol de milho.

Agora, com a consolidação desse segmento, a Fenasucro & Agrocana amplia o leque de expositores especializados.