Os planos da FPT Industrial para os próximos anos são objetivos: expansão das vendas através da ampliação dos negócios em todos os segmentos!

0
365

E uma das ferramentas escolhidas para ajudar e impulsionar esse crescimento é a FIEE Smart Energy

Já são quase 150 anos de história no setor da propulsão industrial, e a FPT Industrial está apenas começando a escrever seu legado! A marca, que desenvolveu o revolucionário sistema de injeção Common Rail, bem como uma solução exclusiva de tratamento posterior HI-eSCR sem EGR, se preocupa em acompanhar as tendências do mercado e também em atender as demandas voltadas para a sustentabilidade, pauta de extrema importância atualmente.

Conversamos com Isabela Costa, gerente de Marketing da FPT Industrial América do Sul sobre as principais novidades em produtos a marca lançou recentemente sua nova linha de geradores de energia  as projeções para o futuro e os próximos passos.

Confira na entrevista:

FIEE Smart Energy – O mercado está em momento de retomada, focado em novas tecnologias e soluções para o futuro. Qual você acredita que é o destaque da sua empresa para esta fase?

Isabela Costa – Durante um evento em 2018, a FPT Industrial lançou sua nova linha de geradores de energia, solução completa que atende a uma ampla gama de aplicações de geração standby (emergência), potência prime e potência contínua, com motores de 30 a 700 kVA, nas configurações cabinada e plataforma.

Sempre pensando no cliente final, a FPT oferece em sua nova linha de geradores de energia um produto Premium, posicionado no mercado por inovações como o monitoramento e o controle inteligentes de energia, os alternadores de alta eficiência, a cabine modular acessível e de fácil manutenção, além dos motores FPT de alta performance. O público alvo são aeroportos, agroindústrias, comércio, condomínios residenciais, empresas de locação, escolas, fazendas, hospitais, hotéis, instituições financeiras, shoppings centers, supermercados, dentre outros.

O mercado de geradores de energia (Genset) é um segmento em expansão no Brasil e a FPT Industrial tem longa trajetória na fabricação de motores (G-Drive) para a aplicação, com mais de 400 mil motores produzidos desde 1989.

“Nossos geradores oferecem um conceito de energia inteligente em qualquer situação. São equipamentos Premium, pensados em detalhes para as condições mais adversas. Seja em um condomínio ou em uma mina de extração de minério, nossos geradores estão prontos para qualquer desafio”, afirma André Faria, especialista de Marketing Produto da FPT.

FIEE Smart Energy – Na visão da marca, quais os principais desafios do setor?

Isabela Costa – As incertezas decorrentes da necessidade de mudanças na economia do país podem retardar uma recuperação mais consistente do setor. Contudo, diante das previsões de crescimento econômico em 2019, com acréscimo do PIB estimado em 2,5% pelo Boletim Focus do Banco Central (março de 2019), e índices positivos de confiança do empresariado, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e de confiança do consumidor, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), renovam-se as expectativas. Espera-se que 2019 seja um ano com melhores índices produtivos para o setor.

FIEE Smart Energy – Como você enxerga a transformação dos setores de elétrica, eletrônica, energia e automação no Brasil?

Isabela Costa – A indústria sempre esteve em constante mudança, desde a primeira revolução industrial até os dias atuais, com a Indústria 4.0, caracterizada pela inserção da inteligência artificial, internet das coisas e big data nos processos produtivos, conectando máquinas, sistemas e ativos. Nesse cenário, os setores de energia, automação, elétrica e eletrônica serão impactados diretamente. Toda mudança que represente aumento de qualidade e produtividade aliada a redução de custos, será bem-vinda à indústria e, principalmente, o consumidor final.

FIEE Smart Energy – Quais soluções a sua empresa acredita que devem ser destaque no setor para trazer transformação digital e conectividade para o mercado?

Isabela Costa – O Monitoramento e o Controle inteligente representam uma grande inovação, inserindo a transformação digital no segmento de geradores. Equipamentos conectados permitem o monitoramento e diagnóstico remoto, proporcionando serviços e manutenções ágeis, assertivas e dimensionadas à real necessidade do cliente. A FPT Industrial oferece como opcionais softwares para controle remoto dos geradores, por meio de computadores, notebooks, tablets e smartphones com conexões remotas wi-fi 3G, 4G e GSM.

FIEE Smart Energy – Qual deve ser o foco do investimento do setor para que o mercado se desenvolva fortemente?

Isabela Costa – O ano tende a ser favorável para o segmento de energia, por haver um déficit natural na indústria e no mercado, com demanda potencial adicional. A FPT Industrial dispõe de plantas produtivas em Sete Lagoas (MG) e Córdoba, na Argentina, com os mais elevados padrões de operação em seu sistema World Class Manufacturing (WCM), sistema da CNH Industrial estruturado na melhoria contínua. Por isso estávamos preparados para atender essa alta na demanda.

FIEE Smart Energy – Para a sua empresa, quais fatores são cruciais para a movimentação dos setores de elétrica, eletrônica, energia e automação?

Isabela Costa – Necessitamos, no Brasil, de investimentos sustentáveis em infraestrutura. É fundamental que o governo invista em obras públicas, seja por meio de modelo de concessão ou não, para alavancar o crescimento econômico estruturado e sustentável do país nos próximos anos.

Os planos da FPT Industrial, tanto no mercado brasileiro como no mercado latino-americano, são de expansão das vendas através da ampliação dos negócios em todos os segmentos. Para os próximos anos desenvolvemos novas soluções em powertrain, sempre voltados para performance e desempenho, além de comprimir as emissões. Também trabalhamos fortemente na ampliação da nossa Rede de Distribuidores Masters na América do Sul.


Do dia 23 a 26 de julho, no São Paulo Expo, você poderá conferir de perto todas as soluções do setor que a FPT Industrial trará para a primeira edição da FIEE Smart Energy!