Alfatec está na FIEE Smart Future e mostra o potencial da tecnologia brasileira com soluções desenvolvidas no País

0
3629

De olho nas tendências em conectividade, empresa segue apostando em Pesquisa & Desenvolvimento para se destacar no mercado.

No mês em que celebra 28 anos de atividades, Alfatec ocupa o estande E55 na FIEE Smart Future para apresentar seu portfólio de soluções em embalagens plásticas de proteção, soldas de estanho e produtos químicos para soldagem, desenvolvidos com tecnologia de ponta para atender os setores eletroeletrônico, automobilístico e de telecomunicações.

Mauro Colombarolli, diretor da Alfatec
Mauro Colombarolli, diretor da Alfatec

Reconhecida por seu pioneirismo e inovação, a empresa manauara tem como principal diferencial os constantes investimentos em projetos e desenvolvimento de produtos com DNA nacional, otimizando o custo e gerando mais benefícios para o mercado.

Para Mauro Colombarolli, diretor da Alfatec, acompanhar as tendências é fundamental para se manter competitivo em setores cada vez mais exigentes e cenários em que o avanço tecnológico impulsiona constantes transformações.

Confira abaixo a entrevista exclusiva com o executivo:

FIEE Smart Future – O mercado está em momento de retomada, focado em novas tecnologias e soluções para o futuro. Qual você acredita que é o destaque da Alfatec para esta fase?

Mauro Colombarolli – Nós estamos focados em acompanhar as tendências das inovações tecnológicas, especialmente no segmento da indústria eletroeletrônica, automobilística e de telecomunicações. Estamos com significativos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento de produtos, que até o momento, somente importados ou com o compartilhamento da atividade produtiva com empresas estrangeiras da Europa, Ásia ou EUA.

Com nosso foco em P&D estamos saindo na frente com produtos concebidos e produzidos no Brasil, sem dependência de know how ou pagamento de royalties a companhias do exterior. Afinal, são 28 anos de atividades que completamos nesse mês de julho.

FIEE –  Na visão da marca, quais os principais desafios do setor?

MC- O nosso mercado diminuiu nas últimas 2 décadas e o nível de exigência em termos de tecnologia aumentou significativamente. Esse é o maior desafio para as empresas do segmento em que atuamos.

FIEE – Como você enxerga a transformação dos setores de elétrica, eletrônica, conectividade, energia e automação no Brasil?

MC – A internet mudou tudo e, com a chegada da tecnologia 5G as transformações serão ainda maiores. Cremos que a tendência é uma compactação ainda maior dos módulos eletrônicos e sua associação com a conectividade total, seja móvel ou fixa, de forma muito dinâmica. As empresas desses setores terão que se reinventar em muito pouco tempo, nos próximos 5 anos.

FIEE – Quais soluções a sua empresa acredita que devem ser destaque no setor para trazer transformação digital e conectividade para o mercado?

Solda em pasta SMD e Cleaners

MC – Solda em pasta SMD e Cleaners para uso em montagens de componentes eletrônicos totalmente nacionais, com tecnologia de ponta para o atendimento às exigências mais atuais do mercado de “assemblies” de eletrônicos.

FIEE – Qual deve ser o foco do investimento do setor para que o mercado se desenvolva fortemente nos próximos anos?

MC – Com a conectividade voltada para a tecnologia 5G e atualização dos meios de produção nos novos conceitos da indústria 4.0

FIEE – Para a Alfatec, quais fatores são cruciais para a movimentação dos setores de elétrica, eletrônica, conectividade, energia e automação?

MC – Não muito diferente da maioria dos segmentos econômicos do Brasil, onde esperamos a evolução das aprovações dos pacotes da Previdência, Tributária, Política e da Segurança. Com certeza, depois de algumas das aprovações desses pacotes, os investimentos fluirão novamente nesses setores e nos demais da economia brasileira. Virá muito investimento e tecnologias do exterior para assim entrarmos no ritmo de crescimento dos EUA e também de alguns países da América Latina como o Chile.


A FIEE Smart Future recebe a Alfatec que está localizada no estande E55 entre os dias 23 e 26 de julho de 2019, no São Paulo Expo. Aproveite que o credenciamento continua disponível e garanta sua participação gratuitamente.