Distribuidoras buscam o mercado fotovoltaico

0
1185

O ditado “se você não pode vencê-los, junte-se a eles” cai como uma luva no caso da relação que as concessionárias de energia começam a ter com a geração distribuída (produção de eletricidade para satisfazer o consumo próprio de uma residência ou ponto comercial, normalmente feita através de painéis fotovoltaicos). Algumas distribuidoras que viam nessa atividade uma perda de receita, pois deixavam de comercializar energia para essas unidades consumidoras, passaram a vender os equipamentos de geração de eletricidade através do sol, mudando a perspectivas para esse setor.

Entre os exemplos das concessionárias que enveredaram por esse caminho estão as do grupo Neoenergia: Celpe (PE), Coelba (BA) e Elektro (SP/MS). Essas companhias estão oferecendo aos clientes interessados em gerar parte da própria energia desconto para a compra de painéis solares. Viabilizada por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a iniciativa concede abatimento de 50% para aquisição de sistemas fotovoltaicos, devendo atender a mais de 2,6 mil clientes residenciais dos três estados até 2020. O advogado da Souza Berger Advogados e especialista na área de energia, Frederico Boschin, comenta que se trata de um fenômeno mundial o interesse das distribuidoras nesse mercado.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Procel Info com a matéria completa.