Plataforma FPSO Cidade de Itaguaí é um navio petroleiro adaptado - Foto André Motta/Petrobras
Plataforma FPSO Cidade de Itaguaí é um navio petroleiro adaptado - Foto André Motta/Petrobras

O mercado de contratação de profissionais volta a ficar aquecido no setor de petróleo e gás (P&G).

Escassas até anos atrás, as vagas retornaram às agências de contratações e nos sites de empresas. E estão liberadas para profissionais qualificados de níveis técnico e superior.

O número de oportunidades começou a crescer no segundo semestre de 2019. E deverá aumentar ainda mais em 2020.

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado neste mês de dezembro, indica que deverão surgir 4,5 mil novos postos de trabalho somente na área de exploração e produção do Rio.

Por sua vez, o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) destaca que o número de vagas de trabalho nos estados produtores de P&G deve dobrar até 2022.

Esse aquecimento, conforme a instituição, deverá ocorrer nos setores de exploração, produção e perfuração.

Qualificação é obrigatória

As vagas abertas recentemente são para vários tipos de cargos. Há oportunidades para pintores offshore e marinheiro de convés.

É um quadro positivo para quem pretende entrar ou retornar para o mercado de P&G.

Muitas das ofertas, no entanto, exigem capacitação. Por isso é preciso investir em qualificação, já que a indústria P&G está entre as que pagam os maiores salários do país.

As remunerações desse setor geralmente são até seis vezes maiores do que as de outros setores industriais. 

“Tivemos sinais fortes de recuperação desse setor em 2019 e a expectativa é que em 2020 esses sinais se fortaleçam”, disse, em entrevista, Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan.  

Segundo Karine, apesar do crescimento da demanda “ainda não estamos naquele momento de mais vagas do que pessoas para empregar.”

“Há um contingente grande de pessoas que estão fora do mercado, e os requisitos [dos empregadores] são muito elevados.”

A corrida por profissionais

Quem oferece   Cargo       Requisitos          Detalhes

  Condutor de Máquinas – PLSV     – Combate a incêndios – Setor de energia – Primeiros socorros – etc     Tipo de emprego Tempo integral Funções de trabalho Engenharia Manufatura Gerenciamento  
  Analista de SGI   Experiência de atendimento a auditorias internas e externas   Interessados devem encaminhar currículos para o e-mail: recrutamento@techinsp-og.com, colocando no campo assunto o nome da vaga pretendida
  Eletricista Offshore   Experiência na função comprovada em CTPS; Certificado de Acesso por Cordas       Currículos para o e-mail: recrutamento.macae@actemium.com,colocando o nome da vaga no campo assunto
  Pintor Offshore   Experiência em FPSO’s e Sondas de perfuração – Experiência na área em CTPS.   Enviar CV informando a função no assunto do email para: vagas@fasdgroup.com
  Profissionais CZA e TAA   Embarque em dezembro de 2019   Enviar CV para mailto:rh@wegamarine.com.br
  Operador de Teste Hidrostático        Contratação temporária     Remuneração a combinar
  Engenheiro de produto     Experiência em gestão de equipes de no mínimo 5 anos no segmento de Óleo e Gás       Para trabalhar em Macaé (RJ)
  Marinheiro de convés   Experiência comprovada na área de floatel     Enviar currículo para mailto:recrutamento.rio@osm.no