Sistemas de armazenamento e consumo inteligentes de energia são temas do ABINEE TEC 2017, na FIEE

0
728

Os sistemas de armazenamento de energia e consumo inteligente foram tema de debate na quinta-feira, dia 27, na Conferência “GTDC – Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia” do ABINEE TEC 2017, realizado durante a FIEE – 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, no São Paulo Expo.

Para Claudio Dantas de Oliveira, gerente de Smart Grid da Schneider Electric, a disponibilidade de novas tecnologias no mercado, junto ao consumo consciente de energia está fazendo com que a sociedade esteja num processo de transição. “Estamos passando de meros consumidores de energia para consumidores inteligentes, exigindo que cada vez mais os sistemas aliem eficiência e inteligência, o que resulta em consumo consciente e, em consequência, economia”, afirma.

Somado ao uso de equipamentos modernos com menor consumo energético, a instalação dos Smart Gridspossibilita uma grande economia mensal para os imóveis. As redes inteligentes oferecem mais facilidade para detectar e solucionar falhas na distribuição de energia, inclusive remotamente. Ao consumidor final, além da diminuição no uso, há a comodidade de acionar ou desligar equipamentos eletrônicos de sua residência de forma remota.

Outro aspecto abordado na Conferência foi o armazenamento de energia, já utilizado em hospitais, por exemplo, em caso de apagões. “Muito se questionam o porquê de armazenar energia. A aplicação do armazenamento pode ser direcionada quando há um pico de consumo e, para evitar o desligamento de toda a rede, essa saída pode ser acionada. Além disso, em lugares remotos, nos quais a energia ainda não está disponível, é mais viável fazer a implantação de uma nova rede ou fazer o armazenamento?”, questiona.

Também participaram do painel o professor e pesquisador da Unicamp, Ennio Peres da Silva e o Diretor Comercial da Hytron, Daniel Gabriel Lopes.

FIEE 2017: De 25 a 28 de julho no São Paulo Expo, em São Paulo/SP. Das 13h às 20h. Entrada gratuita para profissionais do setor pré-credenciados no site do evento.