A Fenasucro & Agrocana incentiva grupos de eficiência energética no Brasil

Pato a Jato, ação que foi patrocinada pela Fenasucro & Agrocana, idealiza carros mais eficientes nas ruas

O que você sabe sobre carros movidos a etanol? O Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol combustível e é classificado como a primeira economia sustentável com base em biocombustíveis do mundo. O etanol de cana-de-açúcar é considerado o combustível alternativo mais bem-sucedido até o momento, e desenvolver um projeto de alta eficiência energética pode melhorar a sustentabilidade e economia dos veículos e tornar o etanol brasileiro um modelo para outros países.

A equipe Pato a Jato, grupo de eficiência energética, é formada por acadêmicos dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Eles construíram um protótipo movido a etanol que conquistou um dos títulos mais importantes do projeto de eficiência energética!

Na segunda edição brasileira da Shell Eco-marathon, que aconteceu de 6 a 11 de novembro no Rio de Janeiro, o protótipo Popygua 2.0 atingiu o recorde latino americano na categoria etanol com a marca de 412,4 km/l. O resultado deu à equipe Pato a Jato a primeira colocação na competição nesta categoria.

Com esse recorde, a Pato a Jato renovou a marca brasileira nas competições de eficiência energética e já está de olho nas ruas. Segundo o site Diário do Sudoeste, Marcos de Carli, acadêmico de Engenharia Mecânica e piloto do protótipo, declara: “Queremos criar uma conscientização, que não depende apenas da tecnologia. Muitas vezes não basta ter um carro grande para ir trabalhar no dia a dia. Eu posso ter um carro mais compacto, com maior potência. Nossa intenção como engenheiros mecânicos, é o foco na sustentabilidade e eficiência”.

Fenasucro & Agrocana patrocina a ação Pato a Jato e valoriza e incentiva a criação de protótipos de eficiência energética, bem como inovações tecnológicas e aspectos ecológicos, para que um dia veículos comuns se tornem capazes de evoluir de forma sustentável e contribuir com a responsabilidade social respeitando ao meio ambiente.

26ª feira internacional de tecnologia sucroenergética – Fenasucro & Agrocana será realizada entre os dias 21 e 24 de agosto no Centro de Eventos Zanini – Sertãozinho/SP.