Operadoras criam a Equigy, que permite consumidores venderem energia limpa de suas casas e carros

Por Claudia Mancini, do site Blocknews

0
239

Um grupo de quatro das maiores operadoras europeias de redes de transmissão (OTS, na sigla em inglês) criaram a Equigy, uma plataforma internacional e em blockchain para permitir a oferta de energia por residências e veículos elétricos no sistema de energia da Alemanha, Holanda, Suíça e Itália.

Com o aumento do uso de energia renovável, de fontes como vento e sol, o fornecimento de eletricidade pode sofrer interrupções por conta de variáveis climáticas, ao contrário do uso, por exemplo, de petróleo e carvão. Além disso, a energia não é produzida e nem consumida em quantidades iguais nas diversas regiões dos países.

Com a Equigy, a TenneT, que opera na Alemanha e Holanda, a Swissgrid e a italiana Terna poderão trocar informações entre suas operações nos diferentes países, além de haver o compartilhamento de informações dos prosumidores (consumidores e fornecedores de energia) e das redes. “Isso significa que em breve, qualquer pessoas poderá contribuir para a transição de energia (renovável)”, disse o CEO da TennetT, Manon van Beek.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site BlockNews com a matéria completa.