Brasil avança em tecnologia de irrigação de precisão com uso de Internet das Coisas

Por Notícias Agrícolas

0
191

Uma pesquisa internacional financiada pela União Europeia e pelo governo brasileiro para o gerenciamento inteligente dos recursos hídricos na agricultura apresentou os primeiros resultados e eles são promissores para avanços em irrigação de precisão. A novidade é o uso de sensores e plataforma baseadas em internet das coisas (IoT).

A pesquisa, chamada SWAMP (Smart Water Management Platform), aplica métodos e tecnologias inovadoras com o objetivo de reduzir o consumo de água em atividades agrícolas, dando eficiência ao sistema e reduzindo perdas.

Os primeiros resultados serão apresentados na conferência Metrologia para Agricultura e Florestas, durante sessão especial sobre Sensoriamento Sustentável para Gerenciamento de Água Inteligente na Agricultura. O MetroAgriFor será realizado em Trento, na Itália, em novembro deste ano.

“O gerenciamento inteligente dos recursos hídricos é importante para garantir a segurança alimentar da população”, comenta o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) Carlos Alberto Kamienski, coordenador da pesquisa no Brasil. “Com a colaboração de pesquisadores multinacionais, o SWAMP vem coletando experiências valiosas sobre irrigação inteligente na agricultura”, avalia.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Notícias Agrícolas com a matéria completa.