As empresas participantes do Projeto Electro-Electronic Brasil poderão gerar US$ 908 milhões em negócios externos em 2021. A previsão acaba de ser divulgada pela organização do projeto, fruto de convênio entre a Abinee e a Apex-Brasil.
Entretanto, os organizadores relatam ao Energia Que Fala Com Você que “devido à pandemia, estamos diante de um cenário muito incerto em relação à concretização dos negócios.”
Mas em que pese o cenário incerto, a projeção de meta de exportações para 2021 merece celebração.
Em resumo, o Projeto Electro-Electronic Brasil se destina a apoiar empresas de todos os portes do setor eletroeletrônico: desde as já internacionalizadas até aquelas com vocação exportadora.
Entre as principais atividades estão as ações de promoção comercial, como feiras e missões internacionais e o projeto comprador, que promove rodadas de negócios no Brasil com compradores internacionais, o maior deles realizado na Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade (FIEE).
Energia Que Fala Com Você destaca a seguir estratégias do Programa Electro-Electronic Brasil a partir de informações partilhadas pela executiva da Abinee Monique Sanchez Morta, Gerente de Relações Internacionais (DRI) (Foreing Affairs Manager).
Foco no comércio externo
Em síntese, o Electro-Electronic Brasil é fruto do convênio entre a Abinee e a Apex-Brasil e tem o objetivo de promover o comércio externo do setor eletroeletrônico.
Para isso, contempla ações de promoção comercial tais como: rodadas de negócios (virtuais e presenciais), participação em feiras internacionais, missões comerciais, estudos de mercado, ‘projetos comprador’, dentre outras.
Além disso, há ações estruturantes como inteligência comercial e estratégica voltada para estudos setoriais em países-alvo, inteligência de investimentos, defesa de interesses, capacitação e qualificação, comunicação digital e assessoria de imprensa internacional.
Parceria renovada
Ademais, a parceria entre a Abinee e a Apex-Brasil foi renovada recentemente pela terceira vez consecutiva e o novo projeto Electro-Electronic Brasil foi iniciado em abril deste ano.
Participantes
Tendo em vista que o novo convênio ainda está no início de sua vigência, atualmente o projeto conta com a participação de 72% de empresas associadas a Abinee.
Essas abrangem as áreas de automação industrial, componentes elétricos e eletrônicos, telecomunicações, material elétrico de instalação, equipamentos industriais, informática, segurança eletrônica e geração, transmissão e distribuição de energia (GTD).
Mercados-alvo do Programa
Os mercados-alvo prioritários são: Colômbia, México, Argentina, Estados Unidos e África do Sul.
Efeito da pandemia
Cada projeto tem a duração de 2 anos e, portanto, devido à pandemia do novo coronavírus as feiras internacionais previstas para este ano foram canceladas.
No momento, o projeto desenvolve rodadas virtuais de negócios e webinars focados nos mercados-alvo, uma vez que não é possível a realização de viagens internacionais.

O que está programado
Entre as principais atividades estão as ações de promoção comercial, como feiras e missões internacionais e o projeto comprador, que promove rodadas de negócios no Brasil com compradores internacionais, o maior dele realizado na FIEE.
As ações previstas para 2020, 2021 e 2022 são:
Rodadas de negócios virtuais (com entidade parceira)
- 11 a 20/11/2020– Compradores internacionais (SP Negócios)
- 24 a 26/11/2020– AWU África do Sul
Projetos Comprador 2021 e 2022
Feiras Internacionais 2021
- 09 a 11/02/2021 -DISTRIBUTECH (San Diego –Estados Unidos) – https://www.distributech.com/welcome
- 10 a 14/04/2021 -NAB SHOW (Las Vegas -Estados Unidos) – https://nabshow.com
- 11 a 13/05/2021 -AFRICAN UTILITY (Cidade do Cabo -África do Sul) – https://www.african-utility-week.com/
- 08 a 11/09/2021 -BIEL LIGHT + BUILDING (Buenos Aires –Argentina) – https://biel-light-building.ar.messefrankfurt.com/buenosaires/en.html
- 10 a 12/11/2021 -CAPER SHOW (Buenos Aires –Argentina) – https://caper.org.ar/la_expo.php
- 10 a 13/11/2021 -CONCAPAN (Cidade do Panamá –Panamá) – https://www.nfeiras.com/concapan-0/
- 16 a 18/11/2021-FISE (Medelín –Colômbia) – https://www.fise.co/
Rodadas de negócios e ações de atração
Além da participação em feiras internacionais e das rodadas de negócios, o projeto também oferece estudos de mercado e ações de atração de investimentos.
São as rodadas de negócios entre empresas brasileiras e investidores estrangeiros, que contam com o apoio da Coordenação de Investimentos Estrangeiros em Infraestrutura da Apex-Brasil.
Estão previstas para o próximo ano as seguintes Ações de Investimento Direto (IED):
– Bloomberg Invest – Nova Iorque, USA – 2021
– Global Wind Summit – Hamburg, Alemanha – 2021
Por sua vez, as ações de investimentos estão previstas no calendário do projeto, contudo, antes de serem realizadas será necessária a criação de um Comitê específico com os CEOs das empresas participantes para discutir a melhor forma de concretizá-las.
Os benefícios aos participantes
A participação no projeto Electro-Electronic Brasil traz muitos benefícios às empresas participantes, especialmente, às pequenas e médias.
Por exemplo: a participação em uma feira internacional é muito custosa, e o projeto arca com todos os custos de aluguel de espaço e montagem de estande.
Além disso, as empresas têm acesso a estudos de mercados que podem direcionar a tomada de decisão no sentido de saber qual o mercado mais promissor para seu produto ou serviço.
Para participar, basta ser associado da Abinee, não havendo custos adicionais.
Website traz informações do Projeto
O Projeto Electro-Electronic Brasil lançou recentemente um canal digital importante para escalar a visibilidade nacional e internacional das empresas participantes e promover as ações do programa.
O portal já está no ar na versão em português e, em breve, também será publicado em inglês e espanhol. Clique aqui para acessar o portal. Além de apresentar as empresas participantes, seus diferenciais e principais produtos, o site conta com notícias atualizadas sobre as iniciativas desenvolvidas e as próximas ações.