5 sinais de que sua indústria não está planejando gastos corretamente

Por Angela Gheller, diretora de Manufatura da TOTVS

planejamento de custos

Uma das características fundamentais para que um negócio cresça e se mantenha no mercado é uma boa gestão de custos de produção, com rotatividade constante de estoque. Sem planejamento, não é possível estimar com segurança o quanto gastar com matéria-prima e mercadorias, o que impacta o capital de giro, gerando despesas facilmente evitáveis e estoques parados.

Para driblar este tipo de situação, o planejamento de custos se mostra essencial para a manutenção da boa saúde financeira das empresas. Este planejamento nada mais é do que utilizar dados fornecidos pela própria companhia para entendê-la e definir as melhores estratégias de gastos para os próximos meses. Neste sentido, a tecnologia se tornou a maior aliada na captação, organização e análise de dados que fazem com que os negócios tenham maior produtividade e evitem gastos desnecessários.

Abaixo, alguns sinais de que sua empresa precisa prestar mais atenção em seus custos de produção e como solucioná-los utilizando o MRP (Material Requirement Planning), uma ferramenta essencial para a indústria.

1 – Informações descentralizadas

Um planejamento de produção eficaz implica numa boa gestão das demandas de um negócio. É imprescindível que todos os dados estejam compilados de forma a dar uma visão geral dos custos. Com uma ferramenta de MRP é possível simular cenários considerando o estoque e evitar prejuízos.

2 – Estoques muito cheios

Graças à pandemia, muitas empresas viram seus estoques cheios. Para evitar que isso aconteça, escolha tecnologias que analisem de forma inteligente a capacidade do mercado de absorver os produtos produzidos.

3 – Compras de última hora

Empresas que não se planejam e precisam fazer compras de última hora podem encontrar preços mais altos na hora de comprar insumos. Com a tecnologia é possível traçar um plano claro visando a demanda atual do mercado, o tempo de produção e custos de produtos.

4 – Demandas surpresa

Um bom negócio deve evitar ao máximo ser pego de surpresa, por isso é necessário conhecer o mercado e suas necessidades. Uma central de demanda é a aliada perfeita, uma vez que proporciona num mesmo lugar dados sobre pedidos e previsão de vendas, projetos, plano de produção, etc.

5 – Desconhecimento de seu próprio público

É fundamental conhecer seu público e, para isso, é necessário ter um banco de dados e analisá-lo com atenção. É preciso entender quem são os seus clientes, suas demandas, histórico de compra. Então se sua empresa não possui um bom CRM, é hora de resolver isso!