Do plantio à colheita: tecnologia como aliada da produtividade agrícola

totvs agro multicultivo

Alimentar bilhões de pessoas em todo o planeta é o maior desafio da cadeia produtiva global do agronegócio. Em um cenário com tantas mudanças climáticas, pressões ambientais, insumos em alta e margens apertadas, é preciso reduzir custos e aumentar a produtividade de forma constante.

Para que o agricultor maximize sua produtividade, é essencial entender os obstáculos para um melhor rendimento. É por isso que conhecer os fatores que prejudicam a produtividade deve ser uma das prioridades estratégicas da gestão rural. Afinal, independente do tipo de colheita, quando falamos em grandes quantidades, há aspectos que não podem ser desconsiderados, como o clima, a umidade, fertilidade do solo, incidência de pragas, entre outros fatores.

E para aumentar a produtividade agrícola, as empresas do setor precisam mais do que boas terras e recursos naturais abundantes, precisam da tecnologia como aliada neste processo. O principal passo é o investimento em uma boa solução de gestão, com ferramentas completas para atender suas cadeias produtivas e vencer o desafio da produtividade e melhores margens de custo do produto agrícola.

Leia também: Especialistas indicam a lição de casa que o agro precisa fazer em nome da sustentabilidade

A TOTVS desenvolveu um sistema de gestão agrícola totalmente voltado para atender todas as etapas do processo de plantio, nos mais diferentes tipos de cultivo. Este é o TOTVS Agro Multicultivo, uma solução tão versátil quanto robusta, capaz de gerenciar todas as etapas do processo produtivo, desde a escolha da área de plantio até a pesagem e beneficiamento do produto, incluindo uso de insumos, plantio, colheita e processamento, entre outros.

O sistema proporciona um salto de qualidade na lavoura, controlando tudo que acontece em cada fazenda e em cada talhão, permitindo enxergar gargalos produtivos e falhas de processo que podem custar alto para a rentabilidade e produtividade da operação. A solução permite melhorar o controle de ervas daninhas, insetos e doenças no campo, com alto impacto na produção. Assim, além de produzir mais, é possível obter uma produção de melhor qualidade, com mais valor de mercado, melhorando o controle de custos e otimizando o uso de insumos e equipamentos para aumentar a rentabilidade do negócio.

O TOTVS Agro Multicultivo pode ser integrado aos diferentes ERPs da TOTVS e do mercado. O sistema permite realizar o controle de múltiplas empresas com o mesmo sistema para melhorar a qualidade da gestão e permitir uma configuração regional para administrar suas propriedades agrícolas. Para conhecer mais sobre a solução, acesse o site da empresa.